Belíssimo teu projeto, Diovanni! Algo que me leva aos anos setenta e à poesia marginal, com sua feitura em mimeógrafos, em suportes diversos, onde coubesse a criatividade. Aqui no RS, na cidade de Bento Gonçalves, um poeta chamado Ademir Bacca, faz há 17 anos um encontro poético latino-americano, onde os poemas interagem com o povo da cidade, nas escolas e tem seus poemas "publicados", em vitrines de lojas e outros suportes que pintarem. Vou participar pela terceira vez neste ano. Se me permitir, gostaria de falar sobre este teu projeto. Quando o Bacca assume a idéia, ele convida o poeta, com despesas pagas pelo evento. Por que não dividir com mais gente esta idéia criativa.
Diovani Mendonça, cultivador da Árvore dos Poemas. idealizador entre outras iniciativas de incentivo à leitura dos projetos: "Pão e Poesia, em qualquer esquina, em qualquer padaria" e "Pão e Poesia na Escola", que consistem na publicação de poemas e artes plásticas em saquinhos de pão ecologicamente corretos. Entre 2010/11, o “Pão e Poesia na Escola”, ofereceu oficinas de sensibilização poética em 20 escolas públicas do Barreiro (BH/MG) para mais de 800 alunos. Os poemas produzidos foram publicados em 250.000 embalagens. As mesmas, foram doadas às padarias no entorno das escolas participantes p/que as obras dos alunos circulassem na própria comunidade na qual estão inseridos. Em março de 2012, o projeto reiniciou as atividades no mesmo formato em mais 10 escolas, desta vez, em Brumadinho (MG). O "Pâo e Poesia...", foi reconhecido por duas vezes pelo Ministério da Cultura (Minc): 2009 -- 1º lugar no Prêmio Pontos de Mídia Livre; 2010 -- Selo Prêmio Cultura Viva
(http://www.premioculturaviva.org.br/) cujo tema foi Comunicação e Cultura. Mais sobre o projeto:
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=9606
http://www.youtube.com/watch?v=xR2G8nS_fh8
Um comentário:
Belíssimo teu projeto, Diovanni!
Algo que me leva aos anos setenta e à poesia marginal, com sua feitura em mimeógrafos, em suportes diversos, onde coubesse a criatividade.
Aqui no RS, na cidade de Bento Gonçalves, um poeta chamado Ademir Bacca, faz há 17 anos um encontro poético latino-americano, onde os poemas interagem com o povo da cidade, nas escolas e tem seus poemas "publicados", em vitrines de lojas e outros suportes que pintarem.
Vou participar pela terceira vez neste ano.
Se me permitir, gostaria de falar sobre este teu projeto.
Quando o Bacca assume a idéia, ele convida o poeta, com despesas pagas pelo evento.
Por que não dividir com mais gente esta idéia criativa.
Abraços do Sul.
Ricardo Mainieri
Postar um comentário