sexta-feira, 30 de maio de 2008

Em formato inovador, Iº Seminário Prático da Música traz profissionais do Brasil e exterior a BH

Festival Stereoteca promove quatro dias de debates no Teatro da Biblioteca; Ao final, os participantes escolherão um convidado que prestará consultoria virtual a artistas e produtores mineiros

Produção musical, novas tecnologias, comunicação, internet, distribuição fonográfica, mercado independente. Durante quatro dias, Belo Horizonte receberá algumas das pessoas que mais entendem deste assunto no Brasil e exterior.O I Seminário Prático da Música acontece entre os dias 3 e 6 de junho,no Teatro da Biblioteca, Praça da Liberdade, e é uma das ações do festival Stereoteca 2008. Jornalistas, artistas, produtores e profissionais da música participarão deste processo de debate e formação das cenas mineira e nacional.

INTERCÂMBIO E CONSULTORIA
O principal objetivo do I Seminário Prático da Música é possibilitar a criação de novas idéias, negócios e de um circuito estruturado e auto-sustentável para o setor. O formato inovador do encontro propõe que, ao final dos debates, os participantes escolham através de votação no site do Stereoteca um convidado que, durante três meses, prestará uma espécie de consultoria virtual a artistas e produtores mineiros. Ao fim deste período os participantes deverão apresentar um produto final, fruto do trabalho criado ou modificado a partir da orientação do consultor.

PROGRAMAÇÃO

3 DE JUNHO – PRODUÇÃO ARTÍSTICA

Eduardo Ramos
Trabalhou como Diretor Internacional da gravadora Trama em Londres. Dono da Slag Records, lançou bandas como Arcade Fire, Cidadão Instigado, Grenade, Four Tet, Teenage Fanclub. Trabalhou com as bandas CSS (Cansei de Ser Sexy) e Bonde do Role, foi responsável pelas turnês dos artistas Nação Zumbi, Otto, Fernanda Porto, Ed Motta e outros na Europa. Coordenador do especial Tropicália no Barbican Centre em Londres, que organizou a volta dos Mutantes.

Paulo Junqueiro
Há mais de 30 anos no mercado fonográfico, atuante no mercado nacional e internacional, é atualmente o diretor artístico da gravadora Emi. Foi diretor da Warner no Brasil e no exterior.

Danusa Carvalho
Empresária de grandes nomes da música, entre eles: Cássia Eller, Farofa Carioca, Seu Jorge e Paula Lima. No momento desenvolve a carreira dos artistas Renegado, Aline Calixto e Kiko Klaus, além de ser a idealizadora e curadora dos projeto Stereoteca e Circuito Minas Instrumental.

4 DE JUNHO – PRODUÇÃO EXECUTIVA

Holger Beier
DJ e produtor musical alemão com extensa carreira internacional. Dono do conceituado selo de música eletrônica Bungalow, atualmente reside em Florianópolis, dividindo seu tempo entre os mercados brasileiro e europeu. Integrante do grupo Le Hammond Inferno, também assina suas discotecagens com o nome Say Hooo!

Maria Juçá
Fundadora e coordenadora do Circo Voador no Rio de Janeiro. Foi coordenadora da Rádio Fluminense e, além de agitadora cultural, coordena o pontão de cultura digital do Circo Voador.

Lúcia Camargo
É Presidente da Fundação Clóvis Salgado. Foi Secretária de Estado da Cultura do Estado do Paraná, Diretora Artística do Teatro Municipal de São Paulo e Diretora Administrativa da Universidade Livre de Música.

5 DE JUNHO – DISTRIBUIÇÃO E NEGÓCIOS

Silvio Pellacani Junior, Tratore Distribuidora
A Tratore é uma distribuidora de selos e artistas independentes e atualmente é uma das poucas que representa a circulação musical independente brasileira, contando em seu catálogo com mais de 1.100 títulos. Foi fundada em 2002 por Pellacani e Maurício Bussab, tornando-se a maior distribuidora independente de produtos fonográficos brasileira.

Eric Taller, Ginga P
Norte-americano responsável pela criação da Ginga P, responsável pela distribuição, produção e realização de eventos no Rio de Janeiro e Salvador.

Reinaldo Pamponet, Eletrocooperativa
Fundada em 2003, a Eletrocooperativa é um projeto que trabalha pela inclusão de jovens carentes na sociedade através da música, tecnologia e arte digital. Atua em Salvador e em São Paulo.

6 DE JUNHO - COMUNICAÇÃO
Pedro Alexandre Sanches
Foi jornalista da Folha Ilustrada, escreve na Carta Capital e é autor dos livros Tropicalismo- Decadência Bonita do Samba e Como Dois e Dois São Cinco.

Luiz César Pimentel
É diretor de conteúdo do site MySpace no Brasil. Começou na revista Carta Capital, trabalhou como repórter da Folha de São Paulo e foi correspondente das revistas Caros Amigos, Fórum e Terra na Ásia. Também trabalhou nas revistas Trip, Zero e Radar, além dos portais UOL, Starmedia e Zip.net.

Antônio Carlos Miguel
Jornalista especializado em música há 30 anos, é repórter e crítico do Segundo Caderno/O GLOBO, publicou o livro "Guia de MPB em CD"; é jurado dos prêmios Grammy Latino, TIM e Rival de Música.


SERVIÇO
I Seminário Prático da Música
Data: De 3 a 6 de Junho
Horário: A partir das 18:30
Local: Teatro da Biblioteca, Pça da Liberdade, 21
Entrada franca
Informações: (31)3222.3242

Nenhum comentário: