segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Pão e Poesia na Escola Municipal Nilton Amaral Franco - 29.09.08

Dando prosseguimento na agenda da exposição itinerante "Pão e Poesia na Escola", estive hoje na Escola Municupal Nilton Amaral Franco - bairro Petrolândia - Contagem - MG. Combinei com a diretoria, que vamos realizar em Contagem o "1º Concurso Literário Árvore dos Poemas" a exemplo do que aconteceu na Escola Mutirão em São Paulo.
Para os primeiros colocados daremos Pizzas, livros e outros brindes que vou conseguir para os alunos.
Os meninos adoraram a idéia e claro, a possibilidade de gaharem pizzas, que serão doadas pela Pizzaria Biazza, do meu amigo Ronan.
Aguardem, assim que sobrar um tempo, publicarei aqui no blog o regulamento.
A exposição do "Pão e Poesia na Escola", permanece 30 dias em cada escola para que os professores possam desenvolver atividades poéticas com os alunos.

Árvore dos Poemas, aguardando os frutos-poemas dos alunos da Escola Municupal Nilton Amaral Franco




















Entevista com Sheila (bibliotecária) e Tereza (professora) da E.M. Nilton Amaral Franco - bairro Petrolância - Contagem - MG

Entevista com Sidnéia, proferrosa de português da E.M. Nilton Amaral Franco - bairro Petrolância - Contagem - MG


Ercília, aluna da E.M. Nilton Amaral Franco - bairro Petrolância - Contagem - MG lendo poema "Queda", de Wanderson Novato, Poeta Convidado do projeto Pão e Poesia.

...

Participe da comunidade do Pão e Poesia no Orkut - aqui

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Pão e Poesia na E.M.Eurica Alves Moreira - B.Novo Retiro - Esmeraldas - MG - 26.09.08

A partir de amanhã, acontece a Feira Cultural na Escola Municipal Eurica Alves Moreira do bairro Novo Retiro em Esmeraldas - MG. O evento é aberto para toda a comunidade.
Atendendo ao pedido da Rosa, diretora da Escola, fui levar a exposição itinerante do projeto "Pão e Poesia na Escola", que permanece por 30 dias em cada escola.
Aluna da E.M. Eurica Alves Moreira - Novo Retiro - Esmeraldas - MG
E.M. Eurica Alves Moreira - Novo Retiro - Esmeraldas - MG
Aluno da E.M.Eurica Alves Moreira - Novo Retiro - Esmeraldas - MG
Aluno da E.M.Eurica Alves Moreira - Novo Retiro - Esmeraldas - MG
Edilaine, professora de literatura infantil da E.M. Eurica Alves Moreira - Novo Retiro - Esmeraldas - MG
Edilaine, professora de literatura infantil com um dos alunos da E.M. Eurica Alves Moreira - Novo Retiro - Esmeraldas - MG Eva, vice diretora da E.M.Eurica Alves Moreira - Novo Retiro - Esmeraldas - MG

Entrevista com Edilaine, professora de literatura infantil da E.M.Eurica Alves Moreira - Novo Retiro - Esmeraldas - MG

BÃO D+. Gostei pra caramba de encontrar na escola o cantante Marcelo. Uma figura raríssima, nestes tempos em que a maioria das pessoas andam estressadas e no corre-corre. Marcelo, é um camarada sem neuras e já está escalado como titular no meu time, para esta partida que todos jogamos, dentro desta bolAzul-flutuante chamada Terra.

...

Participe da comunidade do Pão e Poesia no Orkut - aqui

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Pão e Poesia na Escola Mutirão - SP

Exposição do projeto "Pão e Poesia na Escola" no pátio da Escola Mutirão
... Se eu não tivesse "panhado" idade, se eu morasse em São Paulo... Ah, sim, eu seria aluno desta escola. Mas como querer não é poder, fazer o quê... Na quinta-feira passada, peguei o "busu" e fui pra São Paulo atendendo ao convite da Escola Mutirão que realizou como parte das festividades da chegada da primavera o "1º Concurso Literário Árvore dos Poemas". Fui muito bem recebido por todos e espero retornar outras vezes.

SOBRE A ESCOLA

NENHUM ATO PEDAGÓGICO É GRATUITO

Diz a lenda que, na antiguidade, os gregos trocavam sabedoria em grupos reduzidos em passeios pelos campos. Hoje isso acontece de certa forma na Escola Mutirão .As turmas são pequenas em ambiente envolto pela natureza.

Durante muito tempo, o conhecimento humano foi único; as pessoas, ao serem educadas, atingiam uma visão global e inter-relacionada. Nos tempos atuais, da especialização, é comum ter-se uma visão limitada.

Nós procuramos, através de temas abrangentes, mostrar como cada atividade escolar se relaciona com a outra e como esta visão do todo ajuda-nos a compreender melhor o mundo e a nós mesmos.

O mesmo se aplica ao relacionamento entre crianças e jovens, ao contrário da idéia comum de que a convivência entre eles é difícil, senão impossível. Em nossa Escola, das crianças do jardim aos jovens do ensino médio, todos aprendem, desde cedo, as vantagens de conviverem com suas semelhanças e diferenças e a importância de cada um neste relacionamento e no contexto geral. Nossos alunos convivem. O dia todo, havendo oportunidade, estão os maiores e os menores juntos, vivendo as mesmas situações. Os maiores ajudando os menores, ajudando as professoras dos menores; os menores encantando os maiores com suas brincadeiras, sua espontaneidade.

É a vida, não é assim?

Por que criá-los, os maiores sem respeito pelos menores; os menores com medo dos maiores? Se os “criarmos” assim, essa situação vai persistir, pois os menores crescerão com essa imagem: quando crescer terão direito a um espaço maior, à falta de respeito, a esquecer as regras da convivência.

É tão bonito ver os pequenos, alunos do Jardim e do Pré, escolherem seus ídolos entre os alunos das séries mais adiantadas, vê-los saindo de mãos dadas, de cavalinho. É bom saber que muitos alunos, quando vão chegando ao Colegial, já se preparam para assumir essa responsabilidade de “ser exemplo” para os menores. Isso só poderá ser atingido se houver conscientização por parte dos maiores – os do Colegial especialmente – de que suas atitudes, seus gestos, suas palavras estão ali sendo observados para serem repetidos. Essa conscientização é trabalhada no correr do curso, no dia-a-dia. Quando oferecemos o “clima de tranqüilidade”; quando colocamos os alunos ajudando as professoras, seja no cotidiano, seja em situações especiais, ou nos acampamentos; quando chamamos a atenção dos que transgridem as regras, por mais simples que sejam; quando damos a oportunidade dos alunos estarem juntos – na hora do “canto” da entrada, na hora do almoço, na hora da entrega das Fichas de Controle, nas festas, nas situações especiais de planejamento de atividades.

É o conviver.

Quer saber mais? Aqui.

...

Cultivo na minha casa, pelo menos há uns oito anos, a Moringa uma árvore originária da Índia. Aproveitei para fazer a doação de sementes aos pais e alunos. Levei também duas mudas, que fiz questão de plantar. Para saber mais sobre a Moringa acesse: 1-Limpa água barrenta, 2-Como preparar - 3-Fonte de vitamina A, 4-Contra a Dengue. Já devo ter feito a doação de +- umas 3000 sementes e ainda tenho algumas safra do ano passado, quem interessar-se, basta fazer contato no diovvani@yahoo.com.br que a gente vê como faz pra enviar.

Alunos da escola Mutirão ajudando a servir os convidados
Anna Maria S.Pimentel - Diretora da Escola Mutirão
Foi daí que sairam as quitandas (Pão de queijo, broa de fubá...)

Uma ex-aluna com velho mestre Homero Pimentel
Apresentação dos alunos


Com Paulo Urban e parentes.
Com a mãe da Edite, mãe de 5 alunos da Escola Mutirão (veja entrevista abaixo)
Entrevista com Edite - mãe, de alunos da Escola Mutirão - SP




Entrevista com Ana Luisa - filha da Edite (acima).

...

Próximas escolas que receberão a exposição do projeto itinerante "Pão e Poesia na Escola"

Escola Municipal Eurica Alves Moreira
26/09/08 às 08h00 – Sexta-feira (horário a confirmar)
Rua Quatorze, 24 - Bairro Novo Retiro
Esmeraldas - MG
(31) 3522-6813 - Rosa Maria Campolina Almeida (Diretora)
Próxima ao Depósito Esquinão

Escola Municipal Nilton Amaral Franco
29/09/08 às 09h30min - Segunda-feira
Rua Estireno, 15 – Petrolândia
Contagem – MG
(31) 3352-5201 – Sheila (bibliotecária) – 3353-9300 (residência)
Próxima da igreja Católica – perto da via expressa
http://br.mc357.mail.yahoo.com/mc/compose?to=sheilamurphyjunior@bol.com.br

Escola Municipal Florestan Fernandes
Dia 03/11/08 às 13h00 - segunda-feira
Rua Chuva de Ouro, 90 – Alterosa II
Betim - MG
(31) 3532-5300 – Maria Antônia (pedagoga) – 9978-8765 (residência)
Pegar a Av. Riacho das Areias (ou Marco Túlio) – passar por baixo do viaduto
maspaiva@yahoo.com.br

...

Participe da comunidade do Pão e Poesia no Orkut - aqui

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

NÔMADES

Entrevista César Maurício 17.08.09

Chico Amaral - Stereoteca 17.09.08

Entrevista Chico Amaral - Stereoteca 17.09.08

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

JOAQUIM PALMEIRA - STEREOTECA - 10.09.08

Porque o trem não pode parar, quem abre o show do músico Pablo Castro neste dia 10 de setembro lá no teatro da Biblioteca Pública de Belo Horizonte é o poeta Joaquim Palmeira. Joaquim Palmeira, nome com extensa ficha poética é o curador do Projeto Terças Poéticas do Palácio das Artes de BH. Quem puder aparecer é uma ótima pedida. Mais no endereço: http://www.cachaprego.blogspot.com/
Apresentação do poeta Joaquim Palmeira na abertura do show de Pablo Castro.