quarta-feira, 16 de abril de 2008

Lançamento do projeto Pão e Poesia





Farei hoje 16.04 às 20:00h a abertura do projeto Stereoteca
Participarei amanhã 17.04 às 19:00h de uma mesa redonda no SENAC
...
PÃO, POESIA E MÚSICA

Projeto divulga poemas em embalagens de pão e em festival musical em BH a partir de 16 de abril

O café da manhã dos mineiros ganhará um reforço a partir de abril com o projeto "Pão e Poesia - em qualquer esquina em qualquer padaria". A iniciativa do poeta Diovvani Mendonça levará 112 poemas para a mesa dos mineiros através da impressão das obras em 300 mil embalagens de pão, que estarão espalhadas por padarias de Belo Horizonte e região metropolitana.

O objetivo do Pão e Poesia é abrir espaço para novos escritores e incentivar a leitura despertando o interesse das pessoas pelos poemas através da publicação das obras em lugares inusitados. "Creio que a poesia tem que sair das estantes e assaltar o instante das pessoas. A poesia tem que ser pop e não apenas feita para os iniciados que geralmente fazem poemas uns para os outros e formam grupos fechados como se fossem seitas", explica o idealizador do projeto.

Para escolher os poemas Diovvani estabeleceu três categorias: poetas homenageados, convidados e selecionados. O poeta homenageado é André Carneiro, que terá seu poema impresso na frente de todas embalagens da primeira edição juntamente com a obra do artista plástico Guido Boletti que cedeu a imagem do quadro "il grande alto" para ilustrar o poema. Entre os convidados, 30 nomes que já possuem algum reconhecimento na literatura ou na música (entre eles Affonso Romano de Santana, Makely Ka, Bruno Brum, Renegado e Kiko Ferreira) terão seus textos impressos no verso das embalagens juntamente com os 81 poemas que foram selecionados por três jurados através da internet no final de 2007.

Stereoteca
A partir do dia 16 de abril os poemas começam a ser divulgados também no festival Stereoteca. Ao todo serão 13 poetas lendo suas obras antes dos shows do festival que se estende até outubro. As datas das apresentações são as seguintes: Diovvani Mendonça (16/04), Lecy Pereira (23/04), Wanderson Marcelo (30/04), Renegado (07/05), Paulo Urban (28/05), Paulinho Andrade (18/06), Érika Machado (02/07), Renato Negrão (06/08), Ricardo Evangelista e Sueli Silva (20/08), Vandder Lima (03/09), Chico Amaral (17/09), Paulo Lacerda (01/10) e Makely Ka (15 e 16/10).

O Stereoteca acontece sempre às 20h 30 no Teatro da Biblioteca Pública Luiz de Bessa, Praça da Liberdade, 21 – BH.

Ingressos à venda na bilheteria no dia do show por R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada)

Parcerias
Além do Stereoteca outras parcerias contribuíram para viabilizar o projeto, como a empresa Mixpan que distribuirá as embalagens de pão gratuitamente e o Estúdio Raposa que divulga o projeto em Portugal e conseguiu fazer com que dezenas de portugueses se inscrevessem. Além deles, a Secretaria de Cultura de Minas Gerais e a Rádio Inconfidência dão apoio cultural à idéia, assim como a Casa Sol, que além de imprimir as embalagens gratuitamente também envolveu todos os seus fornecedores no projeto: a Celulose IRANI doou 2,5 toneladas de papel kraft branco, a Studio A4 doou parte dos clichês e a Simon doou as tintas para impressão.

Sobre Diovvani Mendonça
Diovvani Mendonça tem 44 anos e é natural de Belo Horizonte. Trabalha como Analista de Sistemas em Contagem e atualmente mora em um sítio em Esmeraldas onde criou a Árvore de Poemas (http://www.arvoredospoemas.blogspot.com/), que consiste em colocar folhas de papel com poemas dentro de garrafas PET (frutos-poemas) e pregá-las nas árvores. Em sua biografia constam apresentações em palestras, participações em publicações, projetos culturais e discos, além da manutenção de outros blogs voltados para a poesia como o http://www.diovmendonca.blogspot.com/ e o www.paopoesia.blogspot.com/.

Em 2008, além de encabeçar o Pão e Poesia, Diovvani pretende colocar em prática o projeto "Margarida, poesia em movimento – uma injeção de poesia nas artérias da realidade" em que sairá em uma velha Rural Willis 73, apelidada de Margarida, divulgando poesia pelo Estado e o " 1º Viva a Poesia, Poesia Viva", em prol da revitalização do Parque Fernão Dias. Para viabilizar essas idéias ele pretende estabelecer parcerias e convida as pessoas e empresas interessadas a fazerem contato.
Informações para a imprensa:
SNTG Comunicação - sntgcomunicacao@gmail.com